A ilha dos gatos no Japão – Aoshima

Um pouco ao sul da cidade de Hiroshima, fica uma pequena ilha de 1.6km de comprimento que ficou famosa por motivos muito fofos: gatos.
A pequena ilha chamada Aoshima (青島) é o lar para mais de uma centena de gatos. Entre 2015 e 2018 foram reportados entre 120 e 130 gatos na ilha. Parece pouco não é mesmo? Na verdade não é pouco se você pensar na próxima informação: em 2013 a ilha tinha cerca de 50 moradores humanos e em 2018 este número caiu para 13 moradores. Ou seja, nesta ilha existem pelo menos o dobro de gatos do que pessoas.

Sabe-se que os gatos foram introduzidos na ilha por pescadores, e desde então foram se reproduzindo. Para que a população de gatos não chegue a um número insustentável, em 2018 a prefeitura de Ehime (愛媛県) permitiu que se iniciasse um programa de castração dos gatos, com a ajuda da fundação Dōbutsu kikin (どうぶつ基金, 兵庫県).

Não fiquem chateados ainda amantes de gatos ! O Japão também existem outras ilhas famosas pela quantidade desses felinos, como a ilha Tashiro-jima na prefeitura de Miyagi. E mesmo assim, existem muitos "Cat Cafes" no Japão, onde você pode ir comer um lanche e aproveitar a companhia dos gatinhos! Mas esse assunto ficará para uma próxima postagem!

Fontes:
https://www.theatlantic.com/photo/2015/03/a-visit-to-aoshima-a-cat-island-in-japan/386647/
https://www.ehime-np.co.jp/article/news201802210016
https://en.wikipedia.org/wiki/Aoshima,_Ehime#cite_note-ehimeshimbun-1

No Comments Yet.

Leave a comment