Acidente de Fukushima

Nesta quarta-feira (11) completaram-se nove anos desde o lamentável acidente na província de Fukushima, em que uma usina nuclear foi atingida por um tsunami causado por um maremoto de escala 8.7. O acidente resultou no derretimento de três reatores nucleares, sendo considerado o segundo maior acidente nuclear da história.

O acidente deixou quase 16 mil mortos e 2,5 mil desaparecidos. A região teve que ser evacuada às pressas e até hoje cerca de 40 mil pessoas ainda não conseguiram retornar, muitos ainda esperam pela limpeza completa dos resíduos de radiação para que possam voltar para suas casas.

Desde 2012, em Tóquio, o governo organiza uma cerimônia com a presença das famílias das vítimas, membros da família imperial, do primeiro-ministro e de diplomatas, em que todos fazem um minuto de silêncio no horário exato em que o tsunami atingiu o local. Porém, este ano essa cerimônia foi cancelada para evitar a propagação do novo coronavírus. Ao invés da tradicional cerimônia, ás 14h46min (horário local) uma sirene soou para marcar o início do minuto de silêncio.

No Comments Yet.

Leave a comment