Blog Oyama

自動販売機 -Vending Machines

Segundo registros, a primeira máquina foi inventada na Grécia antiga, disponibilizava "água benta" após colocar moeda. Mas foi em Londres, em 1880, que a primeira máquina à moeda foi introduzida para vender cartões postais. Atualmente essas "máquinas automáticas de vendas" são usada para oferecer desde cigarros e produtos alimentícios, até preservativos, minhocas (vivas) para pesca…
Leia Mais

Japão recorda 75 anos do bombardeio nuclear

Hoje completa 75 anos que Hiroshima e Nagasaki foram atingidas por bombas atômicas nos dias 6 e 9 de Agosto, respectivamente, durante a Segunda Guerra Mundial. São realizadas cerimônias anualmente para homenagear as vítimas, sinos tocam no exato momento do  bombardeio, seguido de um minuto de silêncio. As cerimônias deste ano serão menores, em virtude…
Leia Mais

UMI NO HI – DIA DO MAR 20 de Julho

Sendo o Japão um arquipélago, sua economia é fortemente ligada ao mar. É um momento de reflexão sobre os efeitos da poluição e das condições climáticas. Algumas regiões litorâneas promovem um multirão para limpeza das praias e jogam purificantes contendo microorganismos que ajudam a eliminar os poluentes das águas do mar. É um feriado nacional…
Leia Mais

OBON – FINADOS 15 de Julho

É a data na qual se celebra a alma dos antepassados, com oferenda de flores e alimentos. De acordo com lendas, as almas dos antepassados vêm montadas em cavalos e bois, o que inspira pessoas a imitarem o formato desses animais com pepinos e berinjelas. Também é comum montarem fogueiras próximas ao local de culto…
Leia Mais

7 de julho, TANABATA – FESTIVAL DAS ESTRELAS

Nessa data as pessoas escrevem seus maiores desejos em pequenas tiras de papel colorido (tanzaku) e penduram em folhas de bambu. Acredita-se que tudo que for desejado nesse dia se tornará realidade. Esse festival é baseado em uma antiga lenda japonesa que diz: "Há muito tempo atrás, próxima a Via Láctea, morava uma princesa chamada…
Leia Mais

Dia dos Pais no Japão

Diferente do Brasil, o dia dos pais no Japão (tradicionalmente chamado de Chihi no Hi) é comemorado no terceiro domingo de Junho. No Japão, já havia o Dia das Mães, então resolveram criar o Dia dos Pais, porque, segundo os japoneses, os pais também deveriam ter um dia especial como as mães. No Brasil, as…
Leia Mais

Desculpe! Peguei COVID-19

Faz parte da cultura Japonesa se desculpar por qualquer incômodo causado as pessoas ao seu redor, e isso se torna ainda mais observável devido a atual situação do Covid-19. Os infectados, principalmente quando são pessoas com nomes influentes, sentem-se na obrigação de pedirem desculpas pela irresponsabilidade de terem contraído o vírus e por acabarem gerando…
Leia Mais

Dia dos meninos – Koinobori

No Japão, o Dia dos Meninos é comemorado no dia 5 de Maio, chamado tradicionalmente de Koinobori. São hasteadas bandeiras de carpas representando os meninos da família com cores especificando seu valor. A carpa preta representa o pai, a vermelha, o filho, a carpa azul, o segundo filho, e assim segue. A carpa sobe a…
Leia Mais

Mensagem da Oyama Sensei

Queridos alunos, tudo bem com vocês? Eu estou muito bem porque tenho muitos afazeres domésticos, e o que eu mais gosto é poder ler meus livros com tranquilidade! Como têm passado esses dias? É muito triste e lamentável não poder me encontrar com vocês! Porém, todos estamos vivendo um período difícil. Como não sabemos quando…
Leia Mais

Golden Week – ゴールデンウィーク

Koinobori - Flâmula em formato de carpa usada para celebrar o dia das crianças.          A Golden Week é conhecida no Japão por constituir-se de quatro feriados próximos. Sendo eles o dia de Showa (Showa no hi), em 29 de Abril, no qual se comemora o nascimento do antigo imperador Showa; O dia da Constituição…
Leia Mais

Hana Matsuri – Comemoração do Aniversário de Buda.

Os templos budistas costumam realizar cerimônias, uma delas consiste em derramar chá doce na imagem do Buda-Criança (Sidharta). A imagem fica dentro de um altar florido (hanamido), que simboliza seu nascimento. Segundo crenças, o nascimento de Buda foi anunciado por um elefante branco. Quando ele veio ao mundo, uma música soou no universo, flores desabrocharam…
Leia Mais

Acidente de Fukushima

Nesta quarta-feira (11) completaram-se nove anos desde o lamentável acidente na província de Fukushima, em que uma usina nuclear foi atingida por um tsunami causado por um maremoto de escala 8.7. O acidente resultou no derretimento de três reatores nucleares, sendo considerado o segundo maior acidente nuclear da história. O acidente deixou quase 16 mil…
Leia Mais

Ohanami – お花見

Piquenique sob as cerejeiras. Fonte: https://shoku.hapiku.com/cms/wp-content/uploads/2017/03/gyouji003_main.jpg A primavera japonesa é famosa principalmente pelas belas sakura (桜 , "flores de cerejeira"). E com elas, a tradição do ohanami (お花見, "contemplar as flores") se torna presente em diversos parques. A prática do ohanami é feita há muitos séculos. Dizem que o costume começou durante o período Nara (710…
Leia Mais

Por que os japoneses usam máscara?

“Por que os japoneses estão sempre de máscara?”, “É por causa do medo de ficar doente?” Para a maioria dos ocidentais pode parecer estranho, mas no Japão usar máscaras cirúrgicas faz parte da etiqueta nipônica. Segundo os dados do site nippon.com, esse costume surgiu com a pandemia da Gripe Espanhola em 1918, se desenvolveu com…
Leia Mais

DONDOYAKI – FESTIVAL DA FOGUEIRA 14/15 de Janeiro – Japão

Entre as várias tradições ligadas ao Ano Novo japonês, uma das que persistem em muitas regiões do país é o Dondoyaki, ou Festival da Fogueira, que serve para marcar o fim das festividades da passagem de ano. O Dondoyaki é um ritual que remonta o Período Heian (794 – 1192). Nesse dia, as pessoas armam uma estrutura de bambu…
Leia Mais

Shodō: O Caminho da Escrita

Ilustradora: Letícia Hanae Miyake. Instagram: hanae_miyake_ O Shodō (書道) vai muito além da técnica de caligrafia com pincel, é, sobretudo uma expressão artística da cultura tradicional japonesa, podendo ser traduzido como "o caminho da escrita". 書 – este ideograma significa “escrita”, sua leitura é “sho”道– este ideograma significa “caminho”, sua leitura é “dō” Trazida por…
Leia Mais

KINROUKANSHA NO HI – DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS 23 de Novembro – Japão

Campo de arroz do Japão Diferente da maioria dos outros países, o Kiroukansha No Hi é Dia de Ação de Graças ao Trabalho, momento em que as pessoas agradecem umas as outras ao trabalho realizado por elas e por mais um ano de boas colheitas. Essa data é celebrada oferecendo aos Deuses o arroz japonês colhido durante…
Leia Mais

Aprender japonês estimula a criatividade!

Lados esquerdo e direito do cérebro Ilustradora: Letícia Hanae Miyake. Instagram: hanae_miyake_ Existem estudos que comprovam que aprender japonês estimula a criatividade, uma vez que o aprendizado de kanji estimula o lado direito do cérebro e o aprendizado do hiragana e do katakana o lado esquerdo, conferindo assim um equilíbrio e a não dominância entre…
Leia Mais

SHICHI-GO-SAN 15 de Novembro – Japão

Nesse dia, as pessoas vestem seus filhos com kimonos ou com suas melhores roupas e os levam ao santuário para orarem por saúde e felicidade. Esse rito é feito com meninas e meninos de 3 anos, meninos de 5 anos e meninas de 7 anos de idade. Além disso, essas crianças recebem um saco de…
Leia Mais