Desculpe! Peguei COVID-19

Faz parte da cultura Japonesa se desculpar por qualquer incômodo causado as pessoas ao seu redor, e isso se torna ainda mais observável devido a atual situação do Covid-19. Os infectados, principalmente quando são pessoas com nomes influentes, sentem-se na obrigação de pedirem desculpas pela irresponsabilidade de terem contraído o vírus e por acabarem gerando transtorno.

Embora o Japão, atualmente com mais de 15 mil casos confirmados, não tenha declarado lockdown obrigatório, ainda sim recomendou que as pessoas diminuíssem a frequência de deslocamento e incentivou que algumas empresas fechassem temporariamente. No entanto, uma das principais razões da população aderir tão bem ao isolamento social foi a pressão social, a culpa que sentiriam caso acabassem infectados e afetassem as pessoas a sua volta mesmo que apenas com preocupação.

Daisuke Onuki, professor do Departamento de Estudos Internacionais da Universidade Tokai, explica sobre o termo “meiwaku”, que significa incômodo, transtorno. Este conceito é fundamental na cultura Japonesa, pois os japoneses se sentem culpados por qualquer tipo de ação que provoque qualquer tipo de dano aos outros, seja físico, psicológico ou apenas por deixá-los preocupados.

Por outro lado, isso pode trazer efeitos negativos, pois as pessoas tendem a culpar e discriminar os possíveis infectados e suas famílias, ao invés de oferecerem o suporte que eles precisam. A Cruz Vermelha do Japão através de um vídeo procurou conscientizar a população do quão importante é tomar cuidado para não acreditarem em informações falsas, que podem acabar deixando as pessoas mais vuneráveis e recomenda: “Vamos ficar juntos e ser mais fortes e inteligentes do que o medo”.

Fonte: BBC News.

No Comments Yet.

Leave a comment