Hana Matsuri – Comemoração do Aniversário de Buda.

Os templos budistas costumam realizar cerimônias, uma delas consiste em derramar chá doce na imagem do Buda-Criança (Sidharta). A imagem fica dentro de um altar florido (hanamido), que simboliza seu nascimento.

Segundo crenças, o nascimento de Buda foi anunciado por um elefante branco. Quando ele veio ao mundo, uma música soou no universo, flores desabrocharam ao serem contempladas com a chuva de néctar, e uma nova esperança despertou no coração de todos os seres. O bebê recém-nascido teria caminhado 7 passos, com a mão direita apontou para o céu, com a esquerda para a Terra e disse: "Assim como na Terra, o ser humano é um ser Digno".

Embora o feriado se concentre principalmente no budismo, também ocorre durante a época do ano em que as flores de cerejeira estão florescendo em todo o Japão. Muitos celebrantes incorporam as flores recém-desabrochadas nos eventos de Hana-Matsuri, inclusive oferecendo-as ao pequeno Buda e carregando as flores ao longo dos eventos.

Além de cerimônias e celebrações nos templos budistas, os japoneses fazem desfiles e reuniões públicas, muitas vezes apresentando muitas exposições da cultura japonesa tradicional. Portanto, espere muitas roupas, performances e muito mais que reflitam a rica história do país.

No Comments Yet.

Leave a comment