O Templo do Pavilhão Dourado: Kinkaku-ji

Ao norte da cidade de Kyoto existe um dos templos budistas mais famosos do Japão: Kinkaku-ji (金閣寺) que recebe centenas de de visitantes todos os anos, sendo um dos patrimônios da humanidade. O Templo tem 3 andares, sendo os dois andares superiores cobertos de ouro.  Outro detalhe interessante é que cada andar do templo foi construído com um estilo arquitetônico diferente: shinden, samurai e zen respectivamente.

Originalmente, o Kinkaku-ji era uma vila chamada Kitayama-dai (北山第) que na verdade englobava não só o templo dourado que conhecemos, mas outras construções também. Kitayama-dai pertencia a um político poderoso, Saionji Kintsune. Em 1397 a vila foi comprada de Saionji pelo shogun Ashikaga Yoshimitsu e então que a vila foi transformada no complexo Kinkaku-ji. A pedido de Yoshimitsu, o complexo Kinkaku-ji deveria ser transformado em um templo Zen budista quando ele morresse, e foi o que o filho de Yoshimitsu fez seguindo o seu desejo.

Entre 1467 e 1477, durante a guerra Onin (応仁の乱) as outras construções do complexo Kinkaku-ji foram queimadas, restando apenas o Templo que passou a ser chamado de "O Templo do Pavilhão Dourado" em Português. 

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Kinkaku-ji#cite_note-kyotoasano01-5
https://en.wikipedia.org/wiki/%C5%8Cnin_War

No Comments Yet.

Leave a comment