Ohanami – お花見

Piquenique sob as cerejeiras. Fonte: https://shoku.hapiku.com/cms/wp-content/uploads/2017/03/gyouji003_main.jpg

A primavera japonesa é famosa principalmente pelas belas sakura (桜 , "flores de cerejeira"). E com elas, a tradição do ohanami (お花見, "contemplar as flores") se torna presente em diversos parques.

A prática do ohanami é feita há muitos séculos. Dizem que o costume começou durante o período Nara (710 - 794), quando era o florescimento do ume (ameixeira) que as pessoas admiravam. Mas no período Heian (794 - 1185), a cerejeira começou a atrair mais atenção e o ohanami virou sinônimo de sakura.

As cerejeiras florescem apenas por duas semanas, geralmente entre Março e Maio. Tão pouco tempo para apreciar a beleza delas faz com que a tradição se torne ainda mais especial.

Fonte: https://s1.1zoom.me/big0/972/Street_lights_Branches_459249.jpg

Hoje em dia, pessoas se juntam para beber chá, sakê, comer e aproveitar a vista embaixo das cerejeiras. Em cidades como Tóquio, é também comum haver celebrações sob o sakura à noite. O hanami à noite é chamado de yozakura (夜桜, "sakura noturno"). Em muitos lugares tais como o Parque de Ueno, lanternas de papel são levantadas para o yozakura.

E você, o que acha dessa tradição? Quem não gostaria de tirar um tempo para comer, beber e apreciar lindas flores, não é?

No Comments Yet.

Leave a comment