Por que os japoneses usam máscara?

“Por que os japoneses estão sempre de máscara?”, “É por causa do medo de ficar doente?” Para a maioria dos ocidentais pode parecer estranho, mas no Japão usar máscaras cirúrgicas faz parte da etiqueta nipônica. Segundo os dados do site nippon.com, esse costume surgiu com a pandemia da Gripe Espanhola em 1918, se desenvolveu com o surto da Gripe H1N1 em 2009 e hoje em dia faz parte do dia a dia dos japoneses. Os dados também completam que em 2018, o Japão chegou a produzir e importar cerca de 5,5 bilhões de máscaras, com as vendas faturando 35,8 milhões de ienes de acordo com a empresa Fuji Keizai.

Por isso, mesmo antes dos casos do Corona Vírus em 2020, os japoneses já podiam ser vistos utilizando essas máscaras. Mas por que isso? Para responder essa pergunta, seguem abaixo os 4 motivos principais para a utilização delas no Japão:

1. PREVENÇÃO: mais do que para se protegerem, é para evitarem que seus próprios germes contaminem as outras pessoas. Os japoneses são educados desde cedo sobre a importância da prevenção, e considerando a alta densidade demográfica das suas cidades, a preocupação é justificável. Além disso, as máscaras também são utilizadas como barreiras contra o frio, protegendo seus rostos. Também há a questão da poeira e do pólen. Principalmente na época da Primavera, no desabrochar das cerejeiras, muitos japoneses que sofrem de asma ou rinite apelam para as máscaras que os ajudam a evitar essas partículas.

2. DISFARCE: quando não há tempo para retocar a maquiagem, ou mesmo quando querem esconder espinhas e cicatrizes, as máscaras se provam muito úteis nesse tipo de situação. Celebridades também costumam utilizá-las para não serem reconhecidos ou terem seus rostos sem maquiagem capturados pelos paparazzis.

3. MODA: como parte das vestimentas dos japoneses, hoje em dia essas máscaras possuem diversas opções de cores e formatos para atender aos mais diversos públicos, das famosas garotas Lolita aos fãs de anime ou de rock. Alguns usuários chegam a afirmar que gostam de usar essas máscaras pois sentem que aderem a eles um ar de mistério em meio ao cenário comum do cotidiano.

4. ANSIEDADE SOCIAL: de alguma forma, a máscara também serve para alguns como uma barreira separando-os do resto do mundo, principalmente para aqueles que não se sentem confiantes quanto à própria aparência ou que possuem baixa autoestima, a máscara pode fazê-los se sentir mais seguros contra comentários alheios.

Algo que surgiu a partir de uma necessidade médica foi se moldando com os anos, se encaixando nas novas demandas do seu público cada vez mais diversificado, não sendo mais um simples objeto de proteção, mas também uma forma de auto expressão. E, com casos como o Corona Vírus este ano, é importante notar que atos de prevenção da saúde não devem ser tomados apenas quando necessários, mas sim desde antes, tendo em mente evitar os riscos futuros, como demonstrado por esse simples gesto dos japoneses.

E então? O que achou dos motivos listados anteriormente? Se identificou com algum deles? Deixe sua resposta na sessão de comentários a seguir, e continue acompanhando nosso blog!

No Comments Yet.

Leave a comment